Como a 3M criou uma cultura de colaboração na empresa

Vários cases da 3M nasceram a partir da cultura de colaboração da empresa, como por exemplo, o produto “Filtek Supreme Plus”, lançado em 2002 e atualmente o composto líder de mercado para trabalhos de restauração.

O artigo da semana passada da BusinessWeek nos traz algumas dicas a partir da cultura de colaboração da 3M:

Apoie redes sociais. Construa redes sociais que ajudem os empregados que possuem algum problema a encontrar os que possuam a resposta. Apóie iniciativas de networking como a “3M’s Tech Forum”, um evento, organizado por empregados da empresa, onde palestras são ministradas para estimular o pensamento, além de servir para reunir cientistas de diferentes laboratórios e equipes em um mesmo ambiente.

Coloque a colaboração no seu sistema de avaliação de funcionários. Não recompense apenas os funcionários que desenvolvem uma tecnologia ou idéia inovadora, mas também os que as compartilham. Nenhuma empresa colhe os benefícios da colaboração se os seus funcionários ou gerentes estão guardando as inovações para que possam aparecer bem na próxima reunião com os dirigentes.

Encoraje a curiosidade. A 3M permite que seus funcionários passem 15% de seu tempo em projetos escolhidos pelos próprios funcionários, dando a eles a permissão de desenvolver idéias ou tecnologias que podem estar fora do foco de trabalho diário deles. Este tipo de política ajuda a aumentar a colaboração, pois o caminho da curiosidade geralmente leva os empregados a um lugar além do seu conhecimento, um lugar onde eles precisam do conselho e da ajuda de outras pessoas.

Crie um fundo para inovação. Gerentes de projetos ou de departamentos focam em projetos relacionados ao serviço principal da empresa, raramente investindo dinheiro para explorar ou desenvolver idéias inovadoras. Para atenuar esse obstáculo, as companhias devem criar uma fonte alternativa para que seus funcionários possam recorrer para financiar projetos inovadores que não se adequam aos departamentos da empresa.

Não subestime o valor da proximidade física. Quando a equipe de Post-it da 3M quis acelerar o desenvolvimento do produto, agrupou as equipes de marketing, financeiro e outras mais junto à equipe técnica dentro do mesmo prédio. Se as diferentes funções tiverem que ficar em diferentes filiais, pague por um serviço de transporte que permita o deslocamento dos funcionários entre os diferentes departamentos.

Outros posts com conteúdo relacionado