Sistema de localização no celular não precisa de satélites

Quem possui celular ou algum outro aparelho com um chip GPS, pode se localizar através de sinais vindos diretamente de satélites que estão na órbita do planeta. O problema é que esses sinais são facilmente bloqueados por paredes ou árvores.

Os fundadores da Skyhook Wireless descobriram uma alternativa para essa forma de localização através das conexões Wi-fi e das torres de celular espalhadas pelas cidades.

O sinal wi-fi tem um alcance máximo de algumas centenas de metros, então, caso você tenha um mapa das redes de wi-fi da área onde você está, você pode usar esses sinais para identificar a localização do aparelho celular.

E foi exatamente o que eles fizeram, construíram este mapa de redes de wi-fi e torres de celular (que possuem um sinal muito mais poderoso), que já possui mais de 100 milhões de redes wi-fi e 700.000 torres de celular em seu banco de dados. Veja na figura abaixo o total de redes identificadas no centro de Nova York, em apenas 1 dia.

redes_wifi

A tecnologia da Skyhook checa a lista de redes wi-fi e de torres de celular que estão por perto junto à sua base de dados e triangula a posição do aparelho dentro de 10-20m. A companhia diz que não conecta nessas redes de wi-fi, apenas detecta sua presença.

Novas redes e novas torres que forem detectadas pelos aparelhos são automaticamente adicionadas a base de dados da Skyhook.

Essa tecnologia está presente hoje em dia em diversos aparelhos: em notebooks, celulares e inclusive nos iPhones, que por acaso possuem tanto um chip GPS quanto a 

tecnologia Skyhook. O interessante é que o iPhone calcula qual tecnologia de localização terá uma resposta mais eficiente e mais rápida no momento que algum serviço é requisitado.

Diversos aparelhos que estão chegando no mercado possuem wi-fi como o Nintendo DS, Sony PSP, netbooks e câmeras fotográficas; todos esses aparelhos poderiam vir com a tecnologia da Skyhook e mesmo não vindo, podem contribuir com a base de dados da empresa.

Fonte: Cellphone Locator System Needs No Satellite

Outros posts com conteúdo relacionado